História

1983 a oportunidade

Em janeiro, Martin (22) e Tania Eckhardt (21) inauguram a Sorvebom em Estrela/RS. O sucesso leva à abertura da loja de Lajeado/RS em outubro do mesmo ano.

1986

É adquirido o prédio da loja na Benjamin Constant de Lajeado, atrasando o planejamento da empresa. No mesmo ano é constituída a Martan Indústria e Comércio de Sorvetes Ltda e é encaminhado o primeiro pedido de registro da marca, sem sucesso.

1988

Criada a nova identidade visual com logotipo nas cores amarelo, branco e cinza. A empresa inaugura a filial na Júlio de Castilhos de Lajeado, além de novas frentes de venda.

1990

A Sorvebom transforma a sorveteria da Benjamin Constant em loja conceitual, com projeto arquitetônico inovador. As inovações continuam com a introdução do primeiro cardápio de sorvetes com taças inéditas.

1991

A empresa adquire sua primeira máquina para produção contínua de sorvetes e lança um cartão-postal em homenagem ao centenário de Lajeado. Descobre que outra grande empresa de Minas Gerais usa a marca Sorvebom e com isso inicia longa disputa pelo registro da marca.

1994

Torna-se uma das primeiras sorveterias do Interior do RS e do Brasil a implantar um bufê de sorvetes completo na loja da Benjamin. Inaugura em 1º de dezembro a loja no Unicshopping, atualmente Shopping Lajeado, e implanta bufês de sorvetes nas lojas da Júlio de Castilhos em Lajeado e na loja de Estrela. Este ano é marcado por uma nova mudança na identidade visual com logotipo nas cores amarelo (oval), branco e azul.

1996

Em novembro deste ano, após 5 anos de disputas judiciais, recebe o deferimento do registro da marca Sorvebom, facilitando a retratação da Rede Globo após levantamento de qualidade realizado no programa Fantástico que analisou produtos da empresa de Minas Gerais.

1997

É constituída a empresa Sorvebom Industrial Ltda, marcando o início da produção em pequena escala de potes de 2 litros, 1 litro e copinhos (para venda nos supermercados). Neste ano foram realizados os primeiros investimentos em rótulos, embalagens – é a primeira empresa do Vale do Taquari a usar policromia em rótulos – e adquire os primeiros congeladores para colocação em comodato nos principais supermercados do Vale do Taquari.

1998

A empresa adquire o primeiro veículo para distribuição com uma carroceria importada da Itália, mais 100 congeladores e 2 máquinas de produção contínua de sorvetes. Com isso, inicia a busca por clientes em todo o RS, por meio de equipes de venda externa e de distribuição recém formadas.

1999

Lança o Sorveboy, seu mascote, adquire mais 100 congeladores, o segundo veículo de distribuição com carroceria importada e passa a produzir uma segunda linha com a marca Ice Pop.

2000

Ano marcado por fortes disputas por preços, prejudicando os resultados da empresa. Por isso realiza avaliação rigorosa de fornecedores, insumos e parceiros. Neste momento a Sorvebom decide que jamais produzirá sorvetes e picolés sem aquele “gostinho de quero mais”. Para ter um controle sanitário, firma parceria com Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Taquari da Univates.

2002

Assinatura do convênio para implantação do Programa Alimento Seguro (PAS). Com o sucesso de vendas e resultados positivos, define nova programação visual e ampliação da fábrica (que atinge a capacidade de produzir 1.200 l/h de sorvetes e 1.500 picolés por hora).

2003

Torna-se uma das 3 primeiras empresas do setor da alimentação brasileira a receber a certificação do Programa de Alimentos Seguros (PAS), entregue pela Anvisa, e o Selo Abis da Qualidade, entregue pela Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (ABIS).

2004

Lançamentos dos potes com sorvetes light e do site. Recebe o Prêmio Reconhecimento dos Consultores do Sebrae – 2004 – Categoria Setorial Agronegócio (Alimentação).

2005

Definição do planejamento estratégico até 2015, que contempla a construção de uma fábrica nova que deve ser referência no setor, cumprindo todos requisitos legais e respeitando o meio ambiente, principalmente.

2006

Ampliada a capacidade de produção de sorvetes para 2.500 l/h com a aquisição de máquinas importadas da Itália.

2007

Todos os produtos da Sorvebom ficam livres de gorduras trans, iniciativa que levou ao prêmio Inovação Tecnológica, concedido pela Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis – Agagel. Início da implantação do Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos – ISO 22000:2006. Aquisição da uma área de 18.000m² para a construção da fábrica nova.

2008

Torna-se a primeira indústria de sorvetes do Rio Grande do Sul e uma das duas primeiras no Brasil, do mesmo setor, a receber a Certificação do Sistema de Gestão Segurança de Alimentos NBR ISO 22000:2006. Ano é marcado por pesquisas e estudos para definição do projeto da “Fábrica Amiga Sorvebom”.

2009

Entre janeiro e dezembro é construída a nova fábrica, com área total de 3.052,31 m². O projeto e o layout são baseados nas normas e critérios da ISO 22000.

2010

Mudança para a Fábrica Amiga. A empresa passa por uma reestruturação e reavalia o planejamento em andamento. Deixa de usar a marca IcePop e registra a marca SorvePop, que representa a segunda linha de produtos da empresa.

2011

Ano marcado por um grande investimento na linha produtiva de picolés da empresa. Adquire uma máquina italiana para produção de até 6.000 picolés por hora. Passa por uma profunda reformulação em todas as linhas de produtos, com diversos lançamentos em sorvetes e picolés, ampliando a área de atuação dentro do estado do RS.

2012

A estação de tratamento dos efluentes industriais da empresa é aprimorada ao agregar mais uma etapa no processo – um biofiltro de minhocas com tecnologia espanhola que gera húmus pela compostagem dos resíduos.

2013

Definido novo layout e padrão visual para as 3 lojas. Neste ano a loja do Shopping Lajeado é reformada.

2014

Lançamento das linhas de sorvetes zero lactose e zero açúcar, inicialmente em potes de 1 litro com duas opções: creme e chocolate. Ampliada a capacidade da produção de sorvetes para 3.500 l/h. Neste ano a loja da Júlio de Castilhos troca de endereço e é reinaugurada.

2015

Com o planejamento estratégico definido em 2005 totalmente cumprido, este ano é marcado pelo lançamento da nova marca Sorvebom e reforma da loja da Benjamin Constant. A identificação visual da marca será gradualmente modificada.

2016

Definida a sucessão familiar com a gestão compartilhada e baseada em orçamento e indicadores. Início das vendas por meio de distribuidores (novo modelo de negócios da empresa).